terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A verdadeira Liderança por trás do BBB


Há uma semana iniciou o reallity show que, mesmo para quem não goste, gera polêmica e dar o que falar. Não estou aqui para criticar ou apoiar o Big Brother. Apenas darei um enfoque acadêmico no tema Liderança, pois muito se pode explorar das relações interpessoais criadas nesse programa.

Partimos então a distinção entre o "Líder" do programa e a verdadeira liderança. No Big Brother, quem é líder, além de garantir a permanência na casa, pode também, indicar um participante ao "Paredão".

Sob essa ótica, a liderança possui uma característica muito egocêntrica, voltada ao interesse próprio do líder. O líder do BBB exerce apenas o poder do cargo, pois, seus privilégios só são válidos enquanto permanece o status de líder. Assim, pouco vemos a correlação da liderança exercida no programa com a liderança que estudamos na teoria. Pois, mais que um cargo, a liderança é um estado, um momento. Não se é líder, se ESTAR líder. 

A capacidade de liderar está intimamente ligada com o processo da motivação, e o líder é quem influencia o comportamento dos seus seguidores. Pois bem, o líder da casa não exerce influência sobre os liderados no que diz respeito à realização das tarefas, na verdade, o fenômeno liderança está presente na casa e é manifestada entre alguns participantes, não necessariamente líderes nomeados, mas que influenciam o comportamento dos outros e até mesmo "manipulam" o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário