quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Ano novo, Novos Desafios! Diário de aula nº 13 (06/01/14)

“Nasce o ideal da nossa consciência da imperfeição da vida. Tantos, portanto, serão os ideais possíveis, quantos forem os modos por que é possível ter a vida por imperfeita.”
Fernando Pessoa

O ano mal começou e o Jogo da Liderança vem com tudo! Terminamos de ver a Abordagem dos Traços e estamos Iniciando a Abordagem Comportamental. E, para ilustrar esse novo conteúdo, as equipes T-Leaders e Camaleão foram desafiadas a organizar um Desfile de Moda, o “Leadership Fashion Week”.

Contudo, antes da realização do desfile, vamos antes rever a Abordagem Comportamental da Liderança e seus principais aspectos.

A partir da década de 50, os estudos sobre liderança descobriram existir a bidimensionalidade do líder, onde são consideradas a dimensão pessoas e a dimensão tarefas, que podem existir em alto grau e em baixo grau, definindo assim 4 comportamentos dos líderes.



O líder com alto grau de envolvimento com as tarefas e baixo grau de envolvimento com as pessoas é o líder Autocrático. Este líder está puramente preocupado com a eficiência e eficácia, independente se os seus liderados concordarem ou não com suas decisões.

O líder com alto grau de envolvimento com as pessoas e baixo grau de envolvimento com as tarefas é o líder Democrático. Para este líder sua maior preocupação deve ser com as relações interpessoais, permitindo inclusive a participação de sua equipe na tomada de decisões.

O líder com baixo grau de envolvimento tanto nas tarefas como nas pessoas é o líder Laissez-faire (em seu sentido literal significa deixai fazer, deixai passar). Este líder é mais ‘’liberal’’ e permite que os liderados trabalhem com autonomia, mas vale lembrar que os resultados devem ser monitorados pelo líder para garantir a eficiência e a eficácia.

O líder com alto grau de envolvimento nas tarefas e nas pessoas é o líder Ideal. Esse é o tipo de líder que ainda que exija muito no quesito tarefas, não vai esquecer de seus liderados, inclusive nos momentos de tomada de decisão.

Algo interessante é que todos sabemos que ninguém é líder, e sim está líder. Da mesma forma ninguém é um líder democrático ou autocrático, e sim está democrático ou autocrático. Isso vai depender da situação, assunto para postagens posteriores.


O Desafio foi lançado! Vamos ver o resultado dessa disputa? Não percam! Dia 13/01/14 no Auditório Novo do Centro Acadêmico do Agreste, às 20h30min. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário