Em sua teoria sobre motivação, Frederick Herzberg traz, sob outra ótica, o conteúdo da tarefa, ou a natureza do cargo, formulando uma teoria voltada ao ambiente organizacional. ele distingue claramente os apectos que fazem parte da tarefa em fatores higiênicos e fatores motivacionais. assim, é necessário entender cada tarefa, identificar o conteúdo, mostrar a natureza dessa tarefa, já que é a maneira como percebemos o cargo que nos motiva, de acordo com o autor.
"A grande chave para entender essa teoria, é compreender os fatores higiênicos."
Luiz Sebastião (20/11/13)
Para entender os fatores higiênicos utilizamos a metáfora do "hospital". Já observou como esses ambientes são de uma limpeza impecável? (desconsiderando nossa realidade da saúde pública!) Pois bem, na maioria dos hospitais, a iluminação é adequada, arejado, os médicos e enfermeiros todos de branco, o barulho é quase mínimo. a higiene se refere a esses fatores, pois tudo isso é pensado em função de proporcionar paz e tranquilidade e favorecer na melhora dos pacientes. Porém, vale ressaltar que não é a presença higiene que causa a melhora dos pacientes, contudo, a falta dela pode causar a piora! E isso vai de encontro à teoria de Herzberg quando faz a relação de insatisfação/não-satisfação com os fatores higiênicos.
Agora, observe as duas realidades mostradas nas imagens abaixo e reflita: Será que a situação da saúde pública atual não se traduz nas péssimas condições de higiene proporcionadas aos seus usuários?
Nenhum comentário:
Postar um comentário