"Ninguém
pode ser escravo de sua identidade: quando surge uma possibilidade de mudança
é
preciso mudar."
Elliot Gould
Foi exposto mais uma vez nesta aula que
os fatores higiênicos, quando utilizados para que se consiga a motivação de
alguém, faz com que os fatores motivacionais percam o seu poder, pois à medida
em que os estímulos partem de algo que não causa motivação, como por exemplo, o
dinheiro, os fatores que inicialmente eram motivacionais não têm mais forças
para que haja motivação.
Muitas pessoas tendem a atrelar a um
fator motivacional, um fator higiênico, porém, no início certas situações podem
até nos levar a um nível de ansiedade, porém estas questões tendem a entrar num
campo de neutralidade com o passar dos tempos! Para melhor encaixar estas
ideias em nossas brilhantes mentes, mais uma vez o professor se utiliza de um
exemplo, no qual ele diz que se pedir para algum aluno ir buscar um lápis na
infraestrutura, muitos irão pelo sentimento de dever, de ética, de postura,
porém se o professor der uma recompensa (dinheiro – fator higiênico), no início
muitos farão questão de ir, pois na presença de necessidades fisiológicas os
fatores higiênicos tendem a funcionar como motivacionais.
Segundo Herzberg, a motivação ocorre
pelo conteúdo, pela natureza do cargo, com isso, Hackman e Oldham observaram
que as características (conteúdo) das tarefas, influenciam os estados
psicológicos, e estes determinam os resultados pessoais e do trabalho. Hackman
e Oldham propuseram o modelo das dimensões básicas da tarefa,dimensões estas presentes
nas tarefas que levam a motivação, que possuem diferentes graus de intensidade,
formando assim continuuns.
- Identidade: Grau de identificação que as pessoas possuem com a tarefa que executam;
- Significado: Grau de importância que a tarefa possui na vida das pessoas para que as mesmas estejam motivadas;
- Autonomia: Grau de liberdade, independência, que as pessoas possuem para programar o trabalho e determinar os procedimentos na sua execução;
- Variedade: o grau em que a tarefa requer uma variedade de atividades diferentes para a sua execução, através das quais há envolvimento e uso de várias habilidades por uma mesma pessoa;
- Interrelacionamento: grau de interação das pessoas requerido pelas tarefas;
- Feedback interno (intrínseco): grau em que a pessoa recebem claras informações sobre seu desempenho, através da execução de sua própria tarefa;
- Feedback externo (extrínseco): grau em que a pessoas recebem informações acerca do seu trabalho segundo as opiniões dos outros.

Outro ponto abordado na aula que vale
lembrar, é de que quando um liderado é hostilizado por conta de seus erros, os
demais liderados temerão apresentar seus erros ao líder, e esses erros
escondidos, de uma forma geral, a comprometem a conclusão do processo de
liderança, que só ocorre quando o liderado faz o que foi proposto pelo líder.
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