domingo, 24 de novembro de 2013

Diário de aula nº5 (20/11/13)


“A verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento.”
Frederick Herzberg

Mistério da meia-noite: "O que motiva as pessoas?



“O que motiva as pessoas?”. Uma pergunta tão curta, mas tão complexa vem sendo o centro das atenções nas discussões das últimas aulas. Foram apresentadas algumas teorias de estudiosos da administração e psicologia como Maslow e Herzberg . Concomitante a explicação, o professor incentivou a discursão na sala do que seria realmente a motivação e como as pessoas adquiriam-na.Sem nenhuma surpresa o assunto se mostrou bem abstrato e complexo, resultando mais uma vez em uma tempestade de dúvidas e opiniões parciais.
Maslow responde a pergunta se utilizando de sua teoria das necessidades, a qual diz que o ser humano é motivado através de suas necessidades que seguem uma hierarquia de prioridades. Herzerbg, por sua vez, aborda a motivação através do conteúdo (natureza) do cargo. Para ele apenas as necessidades não são suficientes, eis que surge a sua famosa teoria: “Teoria dos dois fatores”
Para Herzberg a satisfação no cargo é dada em função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo, são os chamados "fatores motivadores", já a insatisfação no cargo é função do ambiente, são os chamados "fatores higiênicos". A ausência da satisfação não necessariamente vai gerar a insatisfação, e sim segundo ele, a não satisfação. Da mesma forma a falta de insatisfação não gerará satisfação e sim a não insatisfação.
Fatores higiênicos(insatisfação) x fatores motivacionais (satisfação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário