quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Diário de aula nº2 (11/11/13)

"Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação. “
(Dalai Lama)

M-O-T-I-V-A-Ç-Ã-O , esse foi o tema da última aula, na segunda-feira (11), onde pudemos desmitificar a motivação e a ação como sinônimos, além de conhecermos a “face oculta” da liderança.

            Primeiramente, o professor “estimulou” uma discussão acerca do conceito da palavra Motivação. E nos deparamos com a concepção errônea de que a motivação e atitude são a mesma coisa. ATITUDE é a predisposição a algo, vem antes do comportamento. MOTIVAÇÃO é a ação propriamente dita, só existe quando a ação acontece. Sem a ação, é apenas atitude.
            Ainda sobre esse tema, vimos que a motivação pode ser vista como uma “força”, uma “energia” intrínseca e depende de cada indivíduo. Ninguém motiva ninguém! As ações extrínsecas apenas podem criar estímulos para que o indivíduo esteja motivado. Além da força (intensidade), a motivação também possui outras propriedades: direção (sentido) e permanência.

“Se motivação é intrínseca, automotivação é pleonasmo!” 


            Aprendemos também sobre a importância das relações interpessoais e o quanto somos manipuláveis em um mundo que praticamente dita todas regras! Sobre este assunto, vimos também o grau de poder que uma pessoa exerce sobre outra desde que a mesma consiga através de um meio (eficiência) atingir seu objetivo (eficácia) e que dependendo deste fim a manipulação pode ter duas faces. Nesse sentido, a liderança entra em evidência, pois o líder tem a capacidade de influenciar o comportamento da outra pessoa de modo que esta queira exatamente o que o líder quer.
            Outro aspecto a ser ressaltado é sobre a complexidade do tema liderança. Por causa disso, não podemos ter uma visão muito simplória sobre esse tema, pois a liderança é um fenômeno, um momento, não é um status quo. Assim, podemos afirmar que as pessoas NÃO são líderes, mas ESTÃO líderes. É um caráter situacional, do qual é explicitamente abordado no Jogo da Liderança, pois a cada desafio, um membro é nomeado o líder, sendo, ou melhor, ESTANDO líder naquele momento em que é percebido como tal.


            No mais, tudo o que acreditávamos e defendíamos sobre a liderança, foi abalado na última aula, quando enxergamos a face oculta do líder ligada à manipulação e os jogos de interesse. O conto de fadas da motivação disseminado nos Best-sellers do assunto, nada mais são do que uma maquiagem à manipulação decorrente desse ação.





“Bem posso dizer que estou motivado e estimulado a fazer o diário de hoje graças a aula de ontem onde detalhadamente aprendi a diferença entre motivação, estímulo e atitude.”
BRUNO TORRES


“A aula como sempre foi muito proveitosa! Aprendemos o verdadeiro sentido da motivação que vai muito além de funcionários felizes e satisfeitos!”
WAGNER BIGGIO


“Nessa aula  ficou mais claro através da comunicação apenas com os chefes, o quanto o mercado não enxerga pessoas com menos poder.”
PAULO HENRIQUE




Nenhum comentário:

Postar um comentário